Monólogo de La Agrado


(...) porque se é mais autêntica quanto mais se parece com o que sonhou para si mesma. (...)

Antonia San Juan

Quem assistiu ao filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, "Tudo sobre Minha Mãe", certamente se divertiu com o travesti Agrado. Irreverente, pronto a admitir que fez várias cirurgias plásticas e injetou litros de silicone no corpo, o personagem é um dos destaques da história. Agrado é vivido por Antonia San Juan, de sexo indefinido na vida real.

Até ser descoberta por Almodóvar, Antonia havia feito apenas dois pequenos papéis. O diretor convocou-a depois de vê-la nos cabarés de Madri, onde seu tipo transformista já fazia sucesso. Nascida há 40 anos nas Ilhas Canárias, Antonia foi para Madri quando tinha 19, para estudar filologia hispânica. Acabou fisgada pela carreira artística. "Não sou bonita, nem gostosa, por isso invisto em personagens que chamam a atenção", diz.

O ponto alto do filme é o genial monólogo de La Agrado, que reflete a personalidade do personagem, que encara sua própria vida com um olhar que consegue ser harmoniosamente cínico e acolhedor, com tiradas hilárias e um tempero tragicômico e, por que não, verossímil.






Monólogo de La Agrado


"Por causas alheias à sua vontade, duas das atrizes que diariamente triunfam sobre este cenário não podem estar aqui hoje. Coitadas. O espetáculo será cancelado. Quem quiser, receberá o dinheiro do ingresso de volta. Quem não tiver nada melhor para fazer... já que vieram ao teatro, é uma pena irem embora. Se ficarem, eu prometo divertir vocês com a história da minha vida.

Adeus. Eu lamento.

Se eu entediar vocês, finjam que roncam. Assim eu captarei rápido e não vão ferir meus sentimentos. É sério.

Chamam-me de Agrado porque a vida inteira, só pretendi tornar a vida dos outros agradável.

Além de ser agradável, sou muito autêntica.

Olhem só que corpo! Tudo feito sob medida.

Olhos amendoados: 80 mil. Nariz: 200 mil. Um desperdício, porque numa briga fiquei assim.Sei que me dá personalidade, mas, se tivesse sabido, não teria mexido em nada. Continuando. Seios: dois, porque não sou nenhum monstro. Setenta mil cada, mas já estão amortizados. Silicone...

Lábios, testa, nas maçãs do rosto, quadris e bunda. O litro custa 100 mil. Calculem vocês, pois eu perdi a conta. Redução de mandíbula, 75 mil. Depilação completa a laser, porque a mulher também veio do macaco, tanto ou mais que o homem. Sessenta mil por sessão. Depende dos pêlos de cada um. Em geral duas a quatro sessões. Mas se você for uma diva flamenca, vai precisar de mais.

Como eu estava dizendo, custa muito ser autêntica, senhora. E, nessas coisas, não se deve economizar, porque se é mais autêntica quanto mais se parece com o que sonhou para si mesma."






Nenhum comentário: